jL

Tuesday, November 28, 2006

Markting viral

O marketing viral é uma das formas mais novas e mais poderosas de introduzir no mercado uma ideia, produto ou serviço. É divulgado de boca em boca pela Internet e pressupõe a identificação do remetente, isto é, tem de existir, forçosamente, uma afinidade entre as partes. No que concerne aos custos, são extremamente baixos.
Hoje, é de uma importância extrema na promoção do que quer que seja. Produto, ideia ou serviço. E a tendência é para que ganhe cada vez mais influência num mundo globalizado. Por detrás desta técnica de marketing está um princípio que remonta aos primórdios do homem – a necessidade de comunicar, aliada, é claro, à importância que a informação assume nos dias de hoje. Foi utilizado pelos mais variados sites mundiais, nomeadamente, hotmail, yahoo, amazon, ebay, egroups, entre muitos outros.
A grosso modo, consiste em criar uma mensagem com conteúdo, que possa ser absorvida pelas pessoas que entram em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas não o passem adiante. Metaforicamente, a mensagem progride como um vírus.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home