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Monday, December 18, 2006

Search Engine Marketing (SEO)

A SEO (Search Engine Marketing), em português, optimização para motores de busca, é uma técnica utilizada para aumentar a probabilidade de alguém procurar por um dado assunto, e aparecer um determinado site no (s) primeiro (s) resultado (s) de pesquisa. Uma das consequências que advém da utilização desta técnica é precisamente o facto de melhorar o posicionamento (PageRank) dos websites.
A técnica é utilizada pelos motores de busca, desde o google ao yahoo. É um factor crítico de sucesso do motor de busca em causa, na medida em que mais de 75% das pesquisas realizadas na web são feitas a partir dos motores de busca.
A qualidade da SEO determina, a priori, a credibilidade da informação. Porém, nem sempre é assim, isto porque nem sempre os sites que surgem nos primeiros posicionamentos são os mais credíveis.

Folksonomy

Digamos que, de certa forma, a Folksonomy organiza o caos. Dito de outra forma, este complexo mecanismo contribui, fortemente, para a organização da web. Folksonomy é não mais do que o processo que torna possível a categorização da informação na web. A relação existente, entre informação relacionada com uma outra informação, designa-se por meta – informação.
O conceito é ainda extremamente recente. Cunhado por Thomas Vander Val, notável arquitecto da informação, em 2004, numa tradução aproximada, o neologismo significa “taxionomia popular”. Isto porque o processo só é possível graças aos próprios utilizadores. Contudo, a indexação é realizada por tags. As tags são palavras, siglas ou qualquer outro código pessoal que permitem a própria classificação da informação.
O site pioneiro na utilização deste sistema, a Folksonomy, foi o del.icio.us. Posteriormente seguiram-se o flickr e o you tube.
No fundo, a Folksonomy acaba por ser uma forma de optimizar o sistema, um SEO.

Tuesday, December 12, 2006

Amor a Portugal - Dulce Pontes

Monday, December 11, 2006

Blogosfera

O espaço Blogosfera, que emergiu no séc. XX, tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes centros de opinião pública. Hoje, assume uma importância sine qua non, na medida em que contribui para o escortinar dos meandros da nossa sociedade. Para além disso, é uma das formas mais eficazes da sociedade civil exprimir e divulgar a sua opinião acerca do statu quo do país e/ou do mundo. Este é o lugar que a blogosfera ocupa nas sociedades pós-modernas - um lugar crucial.
Grosso modo, a blogosfera tem vindo a conquistar os mais vastos sectores da sociedade, desde a política à economia. Recentemente, afirma-se também “como um importante canal de comunicação no mundo empresarial”. Em tempos globalizados, cada vez mais, as empresas se consciencializam da importância e da eficácia que um blog pode ter na criação/reforço da interactividade. Quer a nível dos potenciais clientes, quer a nível dos próprios fornecedores. Todavia, à semelhança de qualquer canal de comunicação, envolve também riscos. A entropia – desgaste/perca de informação – existe também na blogosfera.