jL

Tuesday, November 28, 2006

Markting viral

O marketing viral é uma das formas mais novas e mais poderosas de introduzir no mercado uma ideia, produto ou serviço. É divulgado de boca em boca pela Internet e pressupõe a identificação do remetente, isto é, tem de existir, forçosamente, uma afinidade entre as partes. No que concerne aos custos, são extremamente baixos.
Hoje, é de uma importância extrema na promoção do que quer que seja. Produto, ideia ou serviço. E a tendência é para que ganhe cada vez mais influência num mundo globalizado. Por detrás desta técnica de marketing está um princípio que remonta aos primórdios do homem – a necessidade de comunicar, aliada, é claro, à importância que a informação assume nos dias de hoje. Foi utilizado pelos mais variados sites mundiais, nomeadamente, hotmail, yahoo, amazon, ebay, egroups, entre muitos outros.
A grosso modo, consiste em criar uma mensagem com conteúdo, que possa ser absorvida pelas pessoas que entram em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas não o passem adiante. Metaforicamente, a mensagem progride como um vírus.

Tuesday, November 21, 2006

The Long Tail

The Long Tail, muito sucintamente, significa que sites como a amazon, que dispõem de cerca de 3.7 milhões de livros em stock, arrecadam uma boa percentagem dos seus lucros graças ao facto de disponibilizarem, virtualmente, livros difíceis de encontrar em livrarias comuns. Ao passo que as maiores receitas nas livrarias tendem a ser os ditos best-sellers, nas livrarias virtuais, das quais a amazon é um bom exemplo, os livros que não gozam d estatuto de best-sellers representam uma grande parte das receitas. A este fenómeno Chris Anderson designou The Long Tail.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Long_tail.PNG
http://www.techbits.com.br/2006/08/21/a-cauda-longa/
http://en.wikipedia.org/wiki/The_long_tail#_note-0

Tuesday, November 07, 2006

Música